Na Estrada

O que é cronotacógrafo?

13 de dezembro de 2016

  Cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, ...Ler mais »

Transmissão Angular

12 de dezembro de 2016

Tornar compatível o número de voltas por km rodado, obtido na saída da caixa de câmbio. Função: Tornar compatível o núme...Ler mais »

Acessórios

12 de dezembro de 2016

O portfólio da Rodosul posssui todos os acessórios para realizar a instalação e manutenção dos tacógrafos VDO: Anéis de ...Ler mais »

Disco Diagrama

12 de dezembro de 2016

O disco diagrama é usado nos tacógrafos VDO e tem como objetivo registrar de forma contínua. O disco diagrama é usado no...Ler mais »

Fita Diagrama

12 de dezembro de 2016

Utilizada no Tacógrafo Digital BVDR, a Fita Diagrama da VDO registra as informações necessárias para atender a legislaçã...Ler mais »

O que é cronotacógrafo?

Cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

 Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo. O disco diagrama, de papel especial, colocado no cronotacógrafo, registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

O disco diagrama deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, de acordo com os modelos aprovados e descritos na portaria Inmetro/Dimel. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 discos interligados.

Os discos contém áreas específicas para registro de velocidade, distância percorrida e tempo. Em sua parte central, há espaço apropriado para o nome do condutor, local, data de início e fim do percurso, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro e número da portaria de aprovação de modelo do disco ou fita diagrama. Devem constar ainda outros dados, como marca ou nome do fabricante, velocidade máxima de registro, código de aprovação de modelo e números das portarias de cronotacógrafos.

Embora já mencionada no texto, reforçamos que a fita diagrama é outro meio de registro das informações de deslocamento do veiculo, usada em alguns modelos de cronotacógrafos.

PREENCHIMENTO DO DISCO

A HISTÓRIA DO CRONOTACÓGRAFO

Usado para monitorar o trânsito de ônibus e caminhões, o cronotacógrafo inicialmente era utilizado em trens. O instrumento de medição de velocidade, tempo e distância foi criado no século XIX pelo alemão Max Maria von Weber, filho de Carl von Weber, autor de Franco Atirador, a primeira ópera romântica alemã. Hoje, o cronotacógrafo de Max é mundialmente utilizado como meio de controle e fiscalização de veículos e de seus condutores.

 O Brasil está entre os países que tornaram o uso do cronotacógrafo obrigatório em ônibus e caminhões. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir cronotacógrafo. A partir de 2009, os instrumentos também devem ser verificados periodicamente pelo Inmetro, o que aumenta a confiabilidade das medições.

 A importância do uso do cronotacógrafo vem crescendo ao longo dos anos em consequência do número de acidentes fatais, envolvendo ônibus e caminhões.O instrumento inibe os excessos e vai ajudar a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo.

Transmissão Angular

transmissao-angularTornar compatível o número de voltas por km rodado, obtido na saída da caixa de câmbio.

Função:

Tornar compatível o número de voltas por km rodado, obtido na saída da caixa de câmbio, com aquele especificado para o velocímetro ("W" do velocímetro).

Funcionamento:

O número de voltas de entrada da transmissão angular pode sair maior ou menor do que sua saída, dependendo da relação de transmissão.

Acessórios

acessoriosO portfólio da Rodosul posssui todos os acessórios para realizar a instalação e manutenção dos tacógrafos VDO:

  • Anéis de trava
  • Lampadas
  • Corretores de marcha reduzida
  • Sensores Hall
  • Tomadas
  • Prolongadores

Disco Diagrama

discos-diagramasO disco diagrama é usado nos tacógrafos VDO e tem como objetivo registrar de forma contínua.

O disco diagrama é usado nos tacógrafos VDO e tem como objetivo registrar de forma contínua, instantânea e inalterável a operação de um veículo que o tenha instalado.A leitura do disco-diagrama é direta e universal e não requer equipamentos especiais.Os dados registrados podem ser lidos a qualquer momento e permitem reconstituir as viagens do veículo

Os discos diagrama VDO são projetados com tecnologia de ponta dentro das rígidas exigências de qualidade da indústria automotiva, e são fabricados dentro dos nossos rigorosos padrões de qualidade.

Os registros inalteráveis do disco diagrama VDO, garantem a confiabilidade das informações fornecidas. Os registros são feitos instantaneamente no disco diagrama VDO, evitando possibilidades de adulteração de informação.

Fita Diagrama

fita-diagramaUtilizada no Tacógrafo Digital BVDR, a Fita Diagrama da VDO registra as informações necessárias para atender a legislação vigente.

A Fita Diagrama da VDO foi projetada para ser utilizada exclusivamente no Tacógrafo Digital BVDR. Permite a impressão do relatório de dados das últimas 24 horas de operação do veículo.Aprovada pelos órgãos metrológico (Portaria INMETRO 376/11) e de trânsito (Portaria DENATRAN 145/12).

Características:

  • Fita Pré-Impressa;
  • Identificação do motorista (máximo 50 motoristas na memória e 3 na última impressão);
  • Velocidade máxima de registro em fita (150 km/h);
  • Tempo de conservação dos registros: 5 anos;
  • Fácil de trocar;
  • Sem ajustes especiais no momento da troca;
  • Detecção automática de papel;
  • Ajuste automático de escala.

Tacógrafo Mecânico 1308 / 1310

tacografo-mecanico-1308-1310Também chamados de Tacógrafos mecânicos, hoje são produzidos para o mercado de reposição.

Utilizam relógios elétricos de 12 ou 24 volts e todo sistema de indicação e registro são acionados por um eixo flexível que interliga a saída da caixa de câmbio do veículo ao tacógrafo.

A constante de funcionamento K desses instrumentos são fixas: 1000 ou 623. A constante do veículo W é compatibilizada às dos tacógrafos por meio de redutores mecânicos.

Tacógrafo Eletrônico MTCO 1390

eletronico-mtco-1390Conhecidos como Tacógrafos Modulares, pois utilizam um velocímetro "escravo" para a indicação da velocidade.

Conhecidos como Tacógrafos Modulares, pois utilizam um velocímetro "escravo" para a indicação da velocidade, são produzidos para o mercado de reposição e para OEM (montadoras de veículos).

São totalmente eletrônicos com processamento digital. O sensor da caixa de marchas, por meio de um chicote elétrico, impulsiona seu sistema de registro. Sua constante de funcionamento K é ajustada ao W do veículo por meio de software.

Tacógrafo Eletrônico 1318

tacografo-eletronico-1318São comumente conhecidos como Tacógrafos Eletrônicos, são produzidos para o mercado de reposição e para OEM.

São comumente conhecidos como Tacógrafos Eletrônicos, são produzidos para o mercado de reposição e para OEM (montadoras de veículos), por meio de um chicote elétrico, utilizam pulsos de um sensor da caixa de marchas do veículo para acionar seu sistema eletrônico de comando de seus motores de passo que impulsionam os mecanismos de indicação e registro.

Sua constante de funcionamento K é ajustável ao W do veículo por um sistema de chaveamento de lhe permite grande flexibilidade de ajuste sem a utilização de dispositivos adicionais.

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